NOSSA EQUIPE

Conheça um pouco da história de alguns integrantes da nossa equipe.

LISTER Guillaumon Pereira da Silva

Líder técnico global do estresse da fuselagem traseira do Gripen E

 

Como encontrou a Akaer?

 

Em 2002 eu estava concluindo minha graduação em engenharia mecânica pela Escola Politécnica da USP e comecei a buscar estágios em empresas de tecnologia e que fossem referência no segmento aeronáutico.

Eu estava buscando uma empresa em que eu pudesse aprender e crescer junto.  Em 2002 iniciei um estágio na área de engenharia de estruturas da Akaer.

 

Como tem sido trabalhar na Akaer?

 

Minha experiência com a Akaer tem sido excelente; aprendi muito e pouco tempo depois de iniciar o estágio, em 2002, fui efetivado na posição de engenheiro de estruturas júnior.

O clima de trabalho foi fundamental para o progresso; todas as vezes que passei por dificuldades sempre tive o suporte dos meus colegas ou do meu gestor. Posso dizer hoje que a Akaer é como minha segunda casa, tenho muitos amigos dentro da empresa.

A medida que fui aprendendo, a empresa foi sempre apresentando desafios maiores; assim como reconhecendo o meu progresso.

A Akaer me propiciou muitas oportunidades nestes 14 anos, tanto em projetos no Brasil como na Espanha e Suécia. A empresa me proporcionou a possibilidade de conhecer outras culturas; como nos períodos em que trabalhei na Espanha por mais de 2 anos e 1 ano na Suécia.

Esta vivência que obtive foi muito importante para o meu crescimento pessoal e profissional.

 

Fale sobre sua carreira.

 

Trabalhar na Akaer tem sido uma experiência fantástica. Iniciei na empresa como Estagiário de engenharia de estruturas; passei por toda a carreira técnica de engenharia até me tornar engenheiro chefe em um dos programas mais importantes da empresa; o caça sueco Gripen.

Como a Akaer é uma empresa que atua na área de tecnologia, há a necessidade de nos aprimorarmos constantemente. Alguns cursos foram oferecidos pela empresa como o MSC MARC; outros eu busquei por conta própria como minha pós graduação em Gestão de Projetos, Inglês e Espanhol.

A Akaer sempre reconheceu o meu esforço. Depois de ter passado por todos os degraus da carreira técnica, fui promovido à Diretor de Programa. Esta é uma posição de grande responsabilidade pois tenho que garantir que os projetos em desenvolvimento sejam entregues no prazo, com qualidade e mantendo as margens de lucro da empresa além de buscar novos negócios e tendências.

Nestes 14 anos posso dizer que a Akaer sempre apostou em mim. Sempre fui orientado, testado e reconhecido pelo meu trabalho. Sem dúvidas a minha escolha feita em 2002 foi a melhor de todas.

Ramiro Pereira Alves

Analista de Manufatura

 

Por que você escolheu a Akaer?

 

Em 2012 eu havia acabado de ingressar na Fatec, estudando para me tornar um tecnólogo em projetos de estruturas aeronáuticas. Naquele momento eu buscava novas oportunidades no mercado de trabalho dentro do setor no qual já carregava uma experiência de 9 anos com montagens de diversos modelos de aeronave.

Fui chamado pela Akaer através de um anúncio na faculdade para fazer parte do grupo de Engenharia de Manufatura. Este grupo seria pioneiro em uma área inovadora dentro das pretensões de expansão da empresa.

Esse foi o principal motivo para eu escolher a Akaer, o desafio proposto que exigiria de mim todo meu conhecimento e me possibilitaria um amplo crescimento profissional.

 

Descreva seu trabalho!

 

Já atuei em diversas atividades dentro do escopo de serviços da Manufatura e em apoio à engenharia no check de requisitos pertinentes a fabricação e montagem estrutural. Atuei como líder técnico no fornecimento de informações prévias ao projeto como requisitos de fabricação, montagem e tolerâncias GD&T a serem aplicadas no MBD. Atualmente sou um dos Program Managers, desempenhando atividades que envolvem desde orçamentos e negociações de datas de entrega com o cliente até treinamentos específicos dos colaboradores. Minha mais recente missão foi durante a Transferência de Tecnologia do Programa Gripen, onde tive a oportunidade de participar do On The Job Training na cidade de Linköping, Suécia.

 

Quais são os desafios que você enfrenta?

 

Os desafios para quem trabalha com o desenvolvimento de produtos de alta tecnologia são diários e deve-se sempre estar preparado para o inesperado. Enfrentamos desafios na parte técnica com itens complexos e também mudanças constantes no planejamento oriundo de oscilações na curva de liberação do projeto. Lidar com as dificuldades nos faz crescer, principalmente por alavancar todos envolvidos no momento em que os entraves aparecem.

 

O que você acredita ser necessário para ser bem sucedido na Akaer?

 

Para atingir o sucesso esperado dentro das atividades nas quais me dedico dentro da empresa, procuro sempre entender a situação ao meu redor, estudar os desafios propostos e nunca ter medo de nenhum tipo de rejeição. A coragem de buscar e descobrir as soluções para os entraves diários deve ser o combustível necessário a todos que se propõem ao sucesso. A humildade de pedir ajuda e a paciência para ajudar os que precisam, fortalecem as parcerias dentro da equipe.

Procuro usar o aprendizado obtido com os experientes profissionais de nossa empresa para desenvolver minha carreira aproveitando o clima favorável para quem se mantém motivado a crescer. A internacionalização da Akaer é com certeza um fator de forte mudança na maneira de conduzirmos nossas carreiras.

Laiana Facco Cicutt

Engenheira Estrutural

 

Como encontrou a Akaer?

 

Conheci a Akaer através da empresa na qual era estagiária, pois ela prestou alguns serviços para a Akaer na época em que eu estava lá. Inclusive, tive a oportunidade de participar de alguns deles. Ao término do período de estágio, conclui a faculdade de engenharia aeroespacial e logo em seguida fui contratada para trabalhar aqui.

 

O que você acredita ser necessário para ser bem sucedido na Akaer?

 

Para ser bem sucedido na Akaer, é preciso sempre demonstrar interesse em aprender novas coisas, em aceitar novos desafios e em sempre buscar ter mais responsabilidade. Ter espírito coletivo e disposição para sempre ajudar e ensinar o próximo também contam bastante. Acredito também que o comprometimento com a qualidade dos trabalhos e com a busca da melhoria contínua são fundamentais para o sucesso aqui.

 

O que você mais gosta do trabalho que desenvolve na Akaer?

 

O que eu mais gosto do trabalho que realizo aqui é a oportunidade de aprender coisas novas o tempo todo. Apesar de parecer que o trabalho na área de engenharia de estruturas é repetitivo, na verdade não é. Aqui temos a chance de nos aprofundarmos nas análises, de propor novas soluções e de desenvolver novas ferramentas. Isso proporciona que nos tornemos profissionais versáteis, capazes de analisar e de solucionar problemas em diversos tipos de projetos.

Além disso, trabalhar com o desenvolvimento de aeronaves é incrível, pois a complexidade do projeto é bem alta. Por isso, devemos ser engenheiros melhores a cada dia, visando sempre antecipar os problemas e encontrar a solução mais adequada para os desafios que nos são dados.

Copyright © 2015 Akaer ® - Todos os direitos reservados - Termos de uso